Dear John: Pamplona e Saint Jean Pied Port

Quando cheguei em Pamplona os albergues já estavam fechados, então avistei um peregrino que havia me ajudado a descer a bicicleta do trem e perguntei se ele sabia onde iria dormir. Como ele também não havia planejado, perguntamos onde era o hotel mais próximo para os taxistas e decidimos dividir um quarto.
Ao explicar para minha irmã que dividiria o quarto com um peregrino, ela disse: “Durma com um olho fechado e o outro aberto!” E claro que sempre ficamos preocupadas, mas este compartilhamento de ambientes é uma constante no caminho.

Em frente à estação de trem, tivemos dificuldade para encontrar um táxi grande para levar a bicicleta. Como o hotel era próximo, eu e John (USA) resolvemos ir a pé. Até que, no meio do caminho, os 23kg da bicicleta fizeram nossos cérebros funcionarem, então John ficou com as bagagens e eu fui primeiro até o hotel. Confirmei que havia vaga e pedi ao concierge que solicitasse um táxi grande para buscar John e as bagagens.

Foi restaurador passar a noite em um bom hotel (Pamplona Plaza)! No sábado, pela manhã, fomos até a estação de ônibus comprar passagens a Saint Jean Pied Port. Lá encontramos uma brasileira que eu havia visto no voo em São Paulo e que também estaria no mesmo ônibus e mesmo albergue em Saint Jean: ¡Buen camino, Andrea!

A partida do ônibus seria às 14:30, havia outra opção para o fim da tarde, mas queríamos chegar mais cedo em Saint Jean. Confirmaram que era possível levar a bicicleta montada, assim poderia despachar a mala bike para Santiago lá mesmo em Pamplona, o que seria muito mais barato que despachar em Saint Jean. Antes de partir, eu precisava montar a bicicleta, sempre com a preciosa ajuda de John e exercitando a paciência e persistência com as pequenas dificuldades que apareciam.

Depois de montar a bicicleta, fui pedalando até o Correio e John foi de ônibus levando a mala bike. Chegamos ao Correio às 14:00, mas rá, yeah yeah, sauci fufu… Era tudo pegadinha do malandro e descobrimos que o Correio fechava às 13:00, porque era sábado e havíamos esquecido deste pequeno detalhe. Logo, o outro dia seria domingo e as agências estariam fechadas. Além disso, quando chegamos à estação de trem soubemos que a bicicleta iria no bagageiro com todas as outras bagagens, e deitada, pois não cabia em pé.

Para tudo há solução: coloquei os alforges na bicicleta para proteger os componentes e levamos toda a bagagem para Saint Jean. Lá despachei a mala bike com uma transportadora especializada. Estava em dúvida sobre esta decisão, cheguei a pensar em enviar a bagagem para Pamplona e despachar quando estivesse lá novamente, para economizar. Mas precisaria ter uma hospedagem reservadas para recebê-la. Como bem disse John, não há preço que pague a tranquilidade, e seria um gasto de uma única vez, portanto, bagagem despachada para Santiago por alguns nobres de euros e eu livre de problemas! A ajuda, o companheirismo e os conselhos de John foram fundamentais neste dia: Thank you, dear John!!

Bicigrinos, espero que este relato os ajude a pensar a melhor forma para transportar a bike, considerando os dias da semana para a viagem. Em Saint Jean conhecemos outro peregrino de bicicleta: Damyan (Bulgária), que estava no mesmo ônibus e levou a bicicleta em caixa de papelão até lá, onde descartou a embalagem. Já éramos um trio, quase uma guangue. Passeamos um pouco pela cidade, depois fomos jantar e dormimos no Refúgio dos Peregrinos, onde dividi um quarto privado com Damyan.

Também soube que havia outra peregrina de bici no mesmo albergue: Maria (Espanha). Ela é Damyan seriam minha companhia na primeira parte do caminho: de Saint Jean para Roncescalles, nosso próximo post!

Até lá!

Anúncios

Uma ideia sobre “Dear John: Pamplona e Saint Jean Pied Port

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s